Inscrições abertas para a Campanha do Pão Francês

(Foto: Ascom Sebrae)

Já estão abertas as inscrições para a “Campanha de Melhoria da Qualidade do Pão Francês”. Os panificadores que quiserem participar devem solicitar a ficha de inscrição no email atendimento@contreine.com.br até o dia 15 de maio de 2014. A proposta é estimular a melhoria da qualidade do Pão, resgatando os valores dessa referência do setor panaderil.

Segundo Antonio Carlos Araujo, presidente do Sindicato de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, podem participar micro e pequenas empresas formalizadas, sediadas nos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Laranjeiras). 

“Toda panificação ou confeitaria pode participar, sindicalizada ou não. No momento da inscrição o empresário indicará um profissional (padeiro) responsável pela elaboração do produto, que também concorrerá à premiação e título. Essa primeira Campanha, que é inédita em Sergipe e tem inscrição gratuita, é direcionada aos empreendimentos localizados na Grande Aracaju. Dependendo do sucesso da ação, da participação e adesão dos panificadores, poderemos realizar a Segunda Campanha em 2015, aberta a todas as panificações e confeitarias localizadas em Sergipe”, explica Antonio Carlos.

A Campanha do Pão Francês é uma ação do SINDIPAN, em parceria com a ABIP, ITPC, FIES, Sarandi e Unit, realização Sebrae. Informações e inscrições pelo email atendimento@contreine.com.br , telefone (79) 3041-8569.

Etapas

A Campanha será realizada em duas etapas, a primeira será classificatória e a segunda finalista. Só serão permitidas amostras de Pães do tipo Francês, conhecidos regionalmente como Pão Jacó, na gramatura de 50 gramas, com tolerância de 5 gramas pra mais (55 gr) ou pra menos (45 gr). Cada participante irá apresentar no dia e hora marcados dez amostras do Pão ao Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes.

Os critérios analisados para avaliação da qualidade do pão são sete: Coloração, Pestana, Crocância, Miolo, Lastro, Sabor e Aroma. “Cada critério valerá dez pontos, portanto, a pontuação máxima que cada empreendimento poderá atingir será de 70 pontos. Para classificação, a pontuação mínima permitida será de 35 pontos, ou seja, média de 50% de todos os indicadores exigidos”, destaca o Presidente do Sindipan.

Premiação  

Além dos títulos, tanto empresários e quanto padeiros serão premiados. Empresário que conquista o primeiro lugar receberá 20 sacas de farinha de trigo, o segundo 15 sacas e o terceiro colocado 10 sacas. O Padeiro vencedor receberá um notebook, o segundo colocado um tablet e o terceiro uma bicicleta. A Banca Examinadora será composta por técnicos do Moinho Motrisa, Curso de Gastronomia da Unit, líderes do setor Panaderil e representantes de micro e pequenas empresas do setor. A divulgação do resultado final e entrega dos prêmios ocorrerá no dia 06 de julho de 2014, local a confirmar.

Fonte: Ascom Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais