Instituição austríaca conhece projetos em Sergipe

Está em Aracaju esta semana a gerente de Marketing do CPC Áustria, Sabine Gelter. Ela participa nesta quarta-feira (04/05) de uma reunião com representantes de algumas instituições, onde analisa a possibilidade de realizar parcerias. Sabine está no Estado disseminando a “Produção Mais Limpa” e conhecendo os projetos e empreendimentos que já aderiram a essa metodologia.
O CPC Áustria é uma instituição fundada em 1996 na cidade de Graz. Seu principal objetivo é articular parcerias entre instituições públicas e privadas, com a proposta de realçar a implantação de tecnologias ambientais integradas e técnicas amigáveis de meio ambiente nos empreendimentos. O CPC apoia projetos em 17 países, com mais de 1.500 empresas já utilizando a metodologia do “Produção Mais Limpa”.
Produção Mais Limpa significa a aplicação de uma estratégia ambiental preventiva e integrada a processos, produtos e serviços visando aumentar a eficiência e reduzir riscos para a humanidade e o meio ambiente. Todo resíduo aparece por algum motivo que é de total responsabilidade do empresário e demonstra a ineficiência no sistema de produção do empreendimento. Isto ocasiona desperdício e perda de ganhos para a empresa. Os empreendedores começam a despertar para a cultura da eficiência em relação aos desperdícios com resíduos ocasionados durante o processo de produção. As empresas que implantam essa metodologia, que adotam uma política de redução com o desperdício de resíduos, além de evitar a agressão ao meio ambiente descobre uma ótima maneira de economizar e obter lucros maiores.
Em Sergipe, explica Zezinho Guimarães, Superintendente do Sebrae, “já existem 14 empresas utilizando o método da Produção Mais Limpa e há profissionais capacitados aptos a prestar esse tipo de consultoria. Em muitas situações o desperdício acontece de maneira tão simples que não são detectadas pelos administradores. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com uma empresa que produzia ricota. Os sacos para armazenamento do produto eram maiores, necessitando disponibilizar um funcionário para cortá-los. Detectado este problema foi sugerido procurar um fornecer de plástico que tivesse um saco adequado ao peso e ao tamanho da ricota. Com esta pequena mudança o empreendedor deixou de gerar resíduos e ainda teve oportunidade de disponibilizar mais um funcionário da linha de produção. Sem falar na aquisição do saco, que passou a ter um custo menor”, oriente Zezinho.
Para Maria Bethânia Garcia Moreno, gerente da Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia (UIAT) do Sebrae em Sergipe, a reunião de quarta será bastante importante. “Além da Dr. Sabine Gelter, convidamos representantes do Banco do Nordeste, IEL, Prefeitura Municipal de Aracaju e Pronese. A proposta é sensibilizar a Gerente do CPC Áustria com os trabalhos que já foram realizados no Estado referentes a adesão das empresas no Produção Mais Limpa e criar um ambiente favorável para a realização de parcerias. Dessa forma, um número ainda maior de empreendimentos terão oportunidade de implantar essa metodologia nas suas linhas de produção”, enfatiza.
A visita e a reunião com a Gerente do CPC Áustria é uma iniciativa do Sebrae, coordenada pela UIAT. Informações (79) 216-7725 e 216-7710.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais