IR: 64% das declarações foram entregues em Sergipe

Marlton Caldas: "Contribuinte não deve deixar para a última hora" (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Sessenta mil contribuintes sergipanos devem correr para fazer a Declaração do Imposto de Renda, cujo prazo termina às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos da próxima sexta-feira, 29, no site da Receita Federal. Até agora já foram feitas 64% das 165 mil declarações no estado.

 Para o supervisor do Imposto de Renda na Receita Federal de Sergipe, Marlton Caldas, os números de Sergipe são superiores em comparação ao restante do país. “O número de Sergipe é superior, pois faltam 60 mil declarações. O Brasil está com 58%, ou seja, 14 milhões de contribuintes já entregaram as declarações, faltando 10 milhões”, explica.

 Ele lembra que as pessoas não devem deixar para a última hora, pois a exemplo de outros anos, devem acontecer declarações simultâneas. “Até sexta-feira, nós conseguiremos o esperado, que é o total de 165 mil declarações, mas o contribuinte deve ficar alerta aos possíveis congestionamentos. 'Muito carro na mesma via, congestiona'”, compara Marlton Caldas lembrando ainda que as pessoas têm 20 horas por dia para declarar, pois de uma hora da madrugada às 5h, o sistema entra em manutenção.

O contribuinte que fizer a declaração com atraso [após o dia 29 de abril], deverá pagar multa no valor de R$ 175,74 podendo chegar até 20% do imposto devido, para quem tem imposto a pagar. Entre as sanções estão ainda a colocação do CPF em situação pendente, o que impede a participação em concursos e até mesmo o recebimento de prêmios em loterias.

 O supervisor do Imposto de Renda em Sergipe informou ainda que o primeiro lote de Restituição será liberado no próximo dia 15 de junho e o último no dia 15 de dezembro de 2011.

 Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais