IR: entrega de declarações supera a previsão

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju/SE registrou até o dia 30 de abril, dia final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda exercício 2009, ano base 2008, o recebimento de 166.856 declarações, superando em 1,13,% a previsão de documentos para este ano (165.000).

A Receita lembra que o contribuinte obrigado a apresentar a declaração, no caso de entrega após o prazo previsto, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma: existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74. 

A multa terá por termo inicial o primeiro dia subseqüente ao fixado para a entrega da declaração e por termo final o mês da entrega ou, no caso de não-apresentação, do lançamento de ofício.

A declaração em atraso somente poderá ser enviada pela internet, por meio do programa Receitanet, disponível no site da Receita Federal, ou entregue em disquete nas Unidades da Receita Federal.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais