ITPS fiscaliza brinquedos em Sergipe

0

Foto (Divulgação Sedetec)

Os consumidores sergipanos podem ficar tranqüilos ao adquirir brinquedos para presentear suas crianças nesse 12 de Outubro. Uma intensa fiscalização, realizada nas duas semanas que antecederam a data alusiva ao Dia das Crianças, verificou que em uma amostragem de 60 mil itens observados na capital e interior de Sergipe, apenas 23 produtos não apresentavam a marca de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, o que representa um índice percentual de apenas 0,038%.

A ação foi realizada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro em Sergipe e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
De acordo com a gerente de metrologia do ITPS, Anaide Lisboa, assim como em outros produtos fiscalizados pelo instituto, a ação é realizada frequentemente, durante todo o ano, porém intensificada nos períodos de maior procura por conta das datas comemorativas.

“Nossos fiscais estão sempre realizando esse trabalho, a fim de garantir que todos os produtos comercializados apresentem a certificação de que foram testados previamente e com as normas de segurança de acordo com a faixa etária apresentada”, diz a gerente, referindo-se ao selo de certificação do Inmetro.

Para o agente fiscal Carlos Augusto Azevedo, a fiscalização se deu em alguns bairros e principalmente em lojas do centro comercial de Aracaju e também nos municípios do interior sergipano. “Observamos um índice de irregularidade muito pequeno, apresentado principalmente em mercadorias importadas”, ressaltou ao destacar que a ação atendeu a um cronograma determinado pelo Inmetro e realizado simultaneamente a nível nacional.

Segundo Anaide Lisboa, os itens apreendidos sem certificação são interditados para averiguação. “Recolhemos os produtos das lojas e solicitamos do comerciante a nota fiscal de compra. Caso ela não seja apresentada, é gerada uma notificação para o proprietário do estabelecimento”, explica a gerente do ITPS, ao divulgar os contatos do órgão para o esclarecimento de dúvidas ou denúncias sobre itens que não contenham a certificação do Inmetro. São eles: 3179-8055 e 3179-8081, da Ouvidoria e SAC do ITPS, respectivamente, ou ainda através do site www.itps.se.gov.br.

Fonte: Ascom Sedetec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais