ITPS fiscaliza brinquedos em Sergipe

Foto (Divulgação Sedetec)

Os consumidores sergipanos podem ficar tranqüilos ao adquirir brinquedos para presentear suas crianças nesse 12 de Outubro. Uma intensa fiscalização, realizada nas duas semanas que antecederam a data alusiva ao Dia das Crianças, verificou que em uma amostragem de 60 mil itens observados na capital e interior de Sergipe, apenas 23 produtos não apresentavam a marca de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, o que representa um índice percentual de apenas 0,038%.

A ação foi realizada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro em Sergipe e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
De acordo com a gerente de metrologia do ITPS, Anaide Lisboa, assim como em outros produtos fiscalizados pelo instituto, a ação é realizada frequentemente, durante todo o ano, porém intensificada nos períodos de maior procura por conta das datas comemorativas.

“Nossos fiscais estão sempre realizando esse trabalho, a fim de garantir que todos os produtos comercializados apresentem a certificação de que foram testados previamente e com as normas de segurança de acordo com a faixa etária apresentada”, diz a gerente, referindo-se ao selo de certificação do Inmetro.

Para o agente fiscal Carlos Augusto Azevedo, a fiscalização se deu em alguns bairros e principalmente em lojas do centro comercial de Aracaju e também nos municípios do interior sergipano. “Observamos um índice de irregularidade muito pequeno, apresentado principalmente em mercadorias importadas”, ressaltou ao destacar que a ação atendeu a um cronograma determinado pelo Inmetro e realizado simultaneamente a nível nacional.

Segundo Anaide Lisboa, os itens apreendidos sem certificação são interditados para averiguação. “Recolhemos os produtos das lojas e solicitamos do comerciante a nota fiscal de compra. Caso ela não seja apresentada, é gerada uma notificação para o proprietário do estabelecimento”, explica a gerente do ITPS, ao divulgar os contatos do órgão para o esclarecimento de dúvidas ou denúncias sobre itens que não contenham a certificação do Inmetro. São eles: 3179-8055 e 3179-8081, da Ouvidoria e SAC do ITPS, respectivamente, ou ainda através do site www.itps.se.gov.br.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais