ITPS intensifica fiscalização para dia das crianças

Até agora não foram detectadas irregularidades nos brinquedos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As fiscalizações do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro no estado, foram intensificadas no período que antecede o dia das crianças. As fiscalizações no interior do estado já foram concluídas e nenhuma irregularidade averiguada, na capital, as vistorias acontecem até o próximo dia 12, data do feriado.

Naide Lisboa Dantas, responsável pela fiscalização, diz que os fiscais visitarão todas as lojas em busca de irregularidades, mas até o momento nenhum problema foi averiguado. “Nossa fiscalização consiste em visitar as lojas e averiguar os estoques. Os brinquedos devem ter o selo de identificação do Inmetro, que indica que o brinquedo foi previamente testado e aprovado em relação a segurança”, explica Naide Lisboa.

O selo do Inmetro é a certificação de adequação dos brinquedos às faixas etárias, além de trazer indicações sobre os materiais utilizados na fabricação e a presença de peças móveis, que podem ser ingeridas. Naide Lisboa lembra a importância de se verificar esse tipo de informações na aquisição de novos brinquedos para que não haja problemas para crianças.

Falsificações

Alguns casos de falsificação do selo foram verificados em Sergipe, mas a responsável pelas vistorias assegura que não são frequentes. “Casos de falsificação existem, mas é muito difícil. De qualquer modo, no caso de dúvidas o consumidor pode entrar em contato com o ITPS que nós averiguamos a autenticidade do selo por meio de denúncia anônima”, fala Naide Lisboa. Os contatos para denúncia podem ser feitos através do telefone de atendimento ao consumidor 3179-8055, ouvidoria 3179-8081 ou pelo site do Inmetro, que já possui link para denúncias www.inmetro.gov.br. 

Por Caio Guimarães e Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais