Juros sobem pela sétima vez consecutiva

As taxas médias dos juros cobrados nas operações de crédito – realizadas por consumidores e empresas – subiram, pelo sétimo mês seguido, em julho. Levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), apontou que a média dos juros cobrados de pessoas físicas aumentou 0,02 ponto percentual na comparação com o mês anterior, atingindo 7,35% ao mês, ou 134,22% ao ano.

O aumento, em pontos percentuais, foi o mesmo para as pessoas jurídicas. Para as empresas, a média dos juros ficou em 4,23%, ou 64,40% ao ano. O vice-presidente da Anefac e coordenador do estudo, Miguel de Oliveira, disse que o aumento nos juros registrado em julho, assim como os aumentos verificados desde janeiro, foram causados pelas altas da taxa Selic promovidas pelo Conselho Monetário Nacional (Copom).

No mês passado, o Copom elevou a taxa básica de juros de 12,25% para 13% ao ano, 0,75 ponto percentual na taxa anual ou 0,06 na taxa mensal.

“As taxas oferecidas pelas instituições financeiras acompanham a Selic”, disse Oliveira. “Neste mês, não subiram 0,06 ponto percentual porque o aumento da taxa básica de juros foi decidido no final do mês. Ainda não deu tempo para que todos os bancos repassem a alta”, avaliou.

Segundo Oliveira, a tendência de alta nas taxas de juros deve se manter até o final do ano. “O Copom já sinalizou que deve continuar aumentando a Selic. Os juros só caírão a partir do momento que as altam pararem.”

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais