Laboratório de Solos do ITPS possui reconhecimento atestado

Equipe do Laboratório de Solos (Foto: Vieira Neto)

O público que recorre ao laboratório de Solos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), pode ficar seguro quanto à qualidade do serviço prestado. Pela 11ª vez o laboratório recebeu o selo “A” do Programa de Análise da Qualidade dos Laboratórios de Fertilidade de Solos, conferida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Participam do programa cerca de 100 laboratórios de todo o país, que enviam trimestralmente amostras de solo a fim de ser analisado o grupamento da fertilidade.

De acordo com a química industrial Lúcia Calumby, coordenadora do laboratório do ITPS, para avaliar a fertilidade do solo é analisado : cálcio, magnésio, alumínio, sódio, potássio, fósforo, matéria orgânica, hidrogênio + alumínio. “Através da análise dessa fertilidade é que podemos fazer uma recomendação de adubação adequada para cada cultura”, destaca ao observar que o selo de qualidade remete aos clientes a confiabilidade dos resultados das análises feitas pelo órgão.
Segundo ela, anualmente no laboratório é realizado o estudo de cinco mil amostras de solo, atendendo a solicitação de pequenos e grandes produtores rurais de Sergipe e de Estados vizinhos, como Alagoas e Bahia.

“A qualidade e confiabilidade de nosso serviço estão atestadas nessa certificação”, afirma a coordenadora ao ressaltar que o laboratório também é acreditado pelo Inmetro pela norma NBR 1SO 17025:2005.  “Somos o único laboratório de Sergipe que recebeu essa certificação da norma internacional na área de agricultura e pecuária, o que reforça a competência dos serviços prestados pelo ITPS”, destaca Lúcia Calumby.

Fonte: Ascom Sedetec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais