Lançada nova carteira de trabalho

Lula mostra cartão magnético da nova carteira / Foto: Antônio Cruz – ABr
O novo modelo de carteira de trabalho foi lançado nesta quarta-feira, 30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em solenidade. Com capa e folhas azuis, o documento tem marca d”água semelhante a dos passaportes e identificação do titular preenchida eletronicamente.

 

A partir de agora, a carteira virá acompanhada de um cartão magnético, que vai permitir ao trabalhador consultar informações sobre sua vida laboral, como saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de abono salarial e a contagem de tempo de serviço.

 

Os dados do trabalhador, desde o seu primeiro emprego, poderão ser consultados em qualquer agência ou caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF). Inicialmente, apenas os trabalhadores que pretendem fazer o registro pela primeira vez receberão o novo modelo.

 

A mudança deve acontecer de médio a longo prazo, por conta dos 65 milhões de carteiras de trabalho existentes no país atualmente. Os novos trabalhadores receberão em casa o cartão, com tarja magnética, foto e a impressão digital.

 

A partir de hoje, tanto no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como no site da Caixa, os trabalhadores que já possuem a carteira e não devem receber o novo modelo neste momento também terão direito às informações, por meio do número do Programa de Integração Social (PIS). O Cadastro Geral do Empregados e Desempregados (Cajed) também será informatizado por etapas.

 

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais