No último dia do prazo, 24 mil sergipanos ainda não declararam o IR

0
Segundo o auditor fiscal Nilson Lima, o contribuinte não deve deixar para declarar a noite(Foto: Portal Infonet)

Termina às 23h59 desta terça-feira, 30, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. Até a noite de ontem, foram entregues 200.768 declarações, o equivalente a 89,23% do total de declarações realizadas. Segundo dados da Receita Federal em Sergipe, cerca de 24.232 contribuintes restam entregar a declaração até a noite de hoje.

De acordo com o auditor fiscal e supervisor do Programa de Imposto de Renda da Receita Federal no estado, Nilson Lima o sergipano deve entregar a declaração o mais breve possível. “A gente pede que o contribuinte não deixe para fazer a noite, porque pode ocorrer algum problema na internet ou o site da receita ficar congestionado a nível nacional e ele não ter como entregar”, orienta Nilson.

Por conta da pandemia, alguns sergipanos tiveram dificuldade em ter acesso às suas fontes pagadoras, no entanto, o auditor fiscal Nilson Lima orienta que o contribuinte declare o Imposto de Renda e depois possa fazer a retificação. “Algumas empresas fecharam ou não entregaram os rendimentos, mas a pessoa deve pegar seu contracheque, pegar os extratos bancários do mês a mês, fazer o somatório e fazer a sua declaração. Até dezembro a Receita não irá fazer a fiscalização da entrega da declaração e com isso ele não será notificado. Por isso, ele deve entregar a declaração e até o final do ano fazer a retificação”, conta o supervisor.

Multa

Aqueles que deixarem de entregar a declaração estarão sujeitos ao pagamento de multa correspondente a 1% ao mês do imposto devido apurado na declaração, podendo chegar a 20% desse valor, além da multa mínima equivalente a R$165,74.

Restituição dos lotes

Nesta terça-feira, dia 30, está sendo creditado o pagamento do segundo lote para quem entregou a declaração até o dia 4 de março. Em Sergipe, 27.383 contribuintes vão receber o crédito na conta, totalizando um crédito de R$ 53.393.674 reais.

por Aisla Vasconcelos

Comentários