Mais de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram o PIS

0

O pagamento do abono do PIS, correspondente a um salário mínimo, está disponível até 30 de junho de 2008. No exercício de 2007, foi feito o maior pagamento de benefícios já registrado: serão liberados cerca de 11,91 milhões de Abonos Salariais, 21% a mais do que no exercício passado. Desse total de abonos identificados, ainda falta pagar 1,3 milhão, correspondentes a cerca de R$ 610 milhões.

 

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o trabalhador verificar primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta. Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2007 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto e setembro deste ano.

 

Para os trabalhadores que não receberam os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque, o abono pode ser retirado com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive em fins de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

 

Em Sergipe, até o último dia 21, já tinham sido pagos 91,73% dos abonos disponíveis, mas quase nove mil trabalhadores ainda não receberam o valor equivalente a um salário mínimo.

 

Quem tem direito

 

Quem foi cadastrado no PIS ou no Pasep até 2002, trabalhou pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2006 com carteira assinada por empregador contribuinte do Programa, recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais e teve dados de emprego informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2006, tem direito ao abono.

 

Já quanto aos Rendimentos do PIS, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1998 e que ainda tenha saldo de quotas. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

 

Mais informações através do telefone 0800-726 0101 ou no site da Caixa.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais