Medidas devem impedir aumento de até 20% na tarifa de energia

O consumidor final de energia poderá ser beneficiado com algumas das medidas anunciadas pelo governo federal para acelerar o crescimento econômico.

Medidas como a facilitação das condições de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) evitarão um aumento de até 20% na tarifa de energia nos próximos quatro anos. Atendendo a demandas antigas do setor privado, o BNDES aumentou de 14 para 20 anos o prazo limite de financiamentos para geração e transmissão de energia elétrica.

Outra demanda antiga dos empreendedores era a flexibilização das garantias exigidas. O banco exigia, como garantia, uma quantidade de recursos 30% acima do valor financiado. Em muitos casos, essa exigência estava vinculada á receita da empresa – os rendimentos deveriam ser 30% superiores ao serviço da dívida contraída com o banco. Assim, mesmo com condições favoráveis não havia redução de tarifas pois as empresas tinham que manter o nível de receita exigido pelo BNDES.

A partir de agora, a exigência será de uma garantia 20% superior ao valor financiado ou ao serviço da dívida, dependendo do caso. O prazo de carência dos financiamento dobrou – de seis para 12 meses.

O mínimo financiado subiu de 60% para 70% e o governo federal garantiu, ainda, isonomia de condições de financiamento para auto-produtores e produtores independentes de energia.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais