Mercado Brasileiro de Televisão ganha segunda edição, lançada nesta quinta-feira

Quando foi lançada a primeira edição, em 1988, de Mercado Brasileiro de Televisão, do professor de Economia da UFS César Ricardo Siqueira Bolaño, o livro já nascia clássico. Resultado de sua dissertação de mestrado pela Unicamp, o primeiro trabalho de César Bolaño, inédito no Brasil e um dos primeiros publicados na América Latina, foi um marco para a criação de uma disciplina, fundada no Brasil por ele mesmo, inclusive na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde leciona, que se denominou na década de 90 de Economia da Comunicação e da Cultura. Mercado Brasileiro de Televisão volta ao cenário acadêmico em edição revista e ampliada e será relançado nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da Reitoria da UFS.

Paralelo ao lançamento de Mercado Brasileiro de Televisão, será apresentada ao público a versão em português do Portal Eptic, rede interdisciplinar de pesquisadores de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação. A noite de lançamento será aberta com uma apresentação do livro pelo autor, seguido de um debate. Durante o coquetel, uma session com Pedrinho Mendonça e o grupo Membrana.

CO-EDIÇAÕ – A obra publicada agora em conjunto pela editora da UFS e a editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EDUC) mantém o aspecto original de pesquisa, atualizada até o ano de 2000. Alia a história da evolução do sistema comercial brasileiro de televisão a uma análise crítica interdisciplinar. Na primeira edição, em 1988, Bolaño já falava da TV segmentada no Brasil, processo que ganha contornos somente a partir de 1995. O desenvolvimento dessa indústria é o elemento inteiramente inédito acrescentado ao livro, que o autor chama, na terceira parte, de Fase da Multiplicidade de Oferta.

Mas não se deve confundir multiplicidade de oferta com processo de democratização dos meios de comunicação no Brasil. Muito pelo contrário, o monopólio da TV Globo continua imbatível, apesar da crise da holding que engloba uma multiplicidade de investimentos em diversos setores. Na visão do professor Valério Brittos (Unisinos), que faz o prefácio do livro, César Bolaño não se inscreve entre as posições ufanistas que vislumbram horizontes democráticos advindos diretamente da tecnologia.

A presença da televisão no capitalismo, investigação sobre o audiovisual, convergência tecnológica, concentração empresarial, além de diversos outros assuntos estão focados na obra com rigor teórico e analítico. César, que atualmente é coordenador do portal na Internet Eptic, hoje o mais importante espaço de interlocução internacional entre os pesquisadores de Comunicação, é “um intelectual de vanguarda”, nas palavras de Gilson Schwartz, que escreve a orelha. Ainda nas apresentações do livro, o professor Alain Herscovici fala da importância da obra refletindo sobre a autonomia da disciplina Economia Política da Comunicação.

César Bolaño também é autor de Indústria Cultural, Informação e Capitalismo, resultado de sua tese de doutorado pela Unicamp. Publicado pela editora Hucitec, em 2000, o livro terá uma versão em castelhano neste ano.

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