Mesmo com pandemia, consumidores devem ir às compras do dia das mães

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Lojistas esperam que consumidores realizem as compras (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo, 10, é considerado a segunda melhor data para as compras, mas este ano os números podem não ser o esperado em razão da pandemia mundial do Coronavírus.

A preocupação também é manifestada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e pela Federação das CDLs (FCDL), que já contabilizam em seus bancos de dados – SPC Brasil – 45% a menos em consultas feitas pelos lojistas em relação ao mesmo período do ano passado.

Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, revela que, apesar da pandemia, 68% dos brasileiros, pretendem presentear nesta data.

O número é o menor dos últimos três anos, 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%), reflexo da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 e da queda da renda familiar. Apesar disso, sete em cada 10 consumidores, deverão ir às compras este ano.

Para Brenno Barreto, que preside a CDL, o consumidor brasileiro está cauteloso na hora de ir às compras. “O percentual daqueles que esperam gastar mais ou a mesma quantia do último ano passou de 67% na pesquisa de 2019 para 40% em 2020, uma queda de 27 pontos percentuais”, diz com base na amostra.

O presidente da FCDL, Edivaldo Cunha, crê que apesar de a economia mundial ter sido afetada diretamente, e em Sergipe não é diferente, “mas ainda existe o apelo emocional em relação ao dia sagrado, o das Mães, onde seus filhos presenteiam comumente e por gratidão eterna, além das esposas, sogras e avós”, reforça.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a crise financeira causada pela COVID-19 afeta a renda familiar do brasileiro, que também está inseguro com o cenário incerto dos próximos meses.

“Quase 4 milhões de trabalhadores já fizeram acordo de redução de jornada e de salários, o que impacta diretamente na renda familiar. O cenário dos próximos meses traz insegurança para a manutenção das empresas e dos postos de trabalho. As pessoas ainda vão tentar presentear as mães, mas o gasto tende a ser menor do que nos anos anteriores”, afirma Costa.

Compras pela Internet

Com os shoppings centers e a grande maioria dos comércios de rua fechados, ganham destaque as compras pela internet (53%), meio de compra mais citado pelos entrevistados; seguida das lojas de rua/bairro (49%) e supermercados (18%).

A pesquisa também detectou os fatores que mais influenciam na escolha do local de compra dos presentes: 48% vão optar por locais que ofereçam os melhores preços, 37% por locais que ofereçam boas promoções/descontos, 36% por lugares que tenham produtos de qualidade e 27% darão preferência a lojas que ofereçam frete grátis. 18% mencionaram a disponibilidade da loja que esteja funcionando/aberta devido ao Coronavírus.

“Diante do isolamento social imposto pelo coranavirus, cresce a importância dos comerciantes buscarem estratégias para aumentar sua presença online, de maneira que possam atrair clientes e aumentar suas vendas. Neste sentido, as redes sociais e o Whatsapp são meios simples de operar, especialmente para aqueles que possuem menos recursos para investir em sites ou aplicativos”, destaca o presidente da CNDL.

O gasto médio pretendido com todos os presentes em 2020 é de R$ 188, o que pode garantir a injeção de até R$ 20,2 bilhões na economia.

A pesquisa mostra que os presentes mais procurados por quem vai presentear serão as roupas, calçados e acessórios (43%), perfumes (34%), cosméticos (26%) e chocolates (18%).

A maior parte dos entrevistados (47%) afirma que pretende fazer as compras na primeira semana de maio. 17% diz que fará as compras ainda no mês de abril e 14% deixarão para a última hora, indo às compras no final de semana do Dia das Mães.

Fonte: Ascom CNDL, com Ascom FCDL/Se e CDL/Aracaju

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