Meta de inflação pode não ser cumprida, indica o Banco Central

Embora tenha mantido os juros em 10,775% ao ano na semana passada, o Banco Central considera que o cenário para a inflação está pior do que a instituição previa e que aumentou o risco de não cumprimento da meta.

O banco elevou suas previsões de inflação para 2011 para acima do centro da meta de 4,5%. E ressaltou que as medidas de aperto ao crédito anunciadas há duas semanas podem ser seguidas a depender das circunstâncias, por aumento de juros para conter a alta dos preços. Mas essas “circunstâncias” comportam tendências díspares e várias incertezas, no cenário básico da autoridade monetária.

O Banco Central ressalta que a inflação foi forte e negativamente influenciada pela alta dos alimentos nos últimos três meses e que o mercado internacional já não 6tem um efeito positivo sobre os preços no país. O Banco Central diz que a expansão do crédito tende a persistir, mas em ritmo mais moderado.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais