Metade dos contribuintes ainda não declarou

A Receita Federal do Brasil informou que o número de declarações de imposto de renda recebidas chegou a 50,20% (12,3 milhões) do volume esperado. A expectativa da Receita é que neste ano sejam entregues 24,5 milhões de documentos. O prazo final se encerra no próximo dia 30 de abril.

 

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que todos os dias, de 1h às 5h da manhã, o envio da declaração fica impossibilitado, porque sistema entra em manutenção. Ele esclareceu, porém, que mesmo nesse horário é possível fazer download do programa.

 

A multa mínima para quem não declarar até o prazo é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do imposto devido. Deve declarar quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 em 2007. A Receita alerta o contribuinte para não deixar para declarar na última hora, pois pode encontrar problemas ao enviar as informações, como falhas na conexão ou sobrecarga no tráfego da rede.

 

A estimativa é de que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração do imposto de renda. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios. Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência.

 

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais