Ministro anuncia desoneração do pão francês

Mantega anuncia medidas de emergência / Foto: Antônio Cruz
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou três medidas em caráter emergencial com o objetivo de reduzir o preço e garantir o abastecimento de trigo no mercado interno. A primeira medida suspende a cobrança de PIS/Cofins de trigo, farinha de trigo e pão francês até o final do ano. A medida tem um impacto de aproximadamente R$ 500 milhões. A suspensão será implementada por meio de Medida Provisória e tem como maiores beneficiários, as pequenas empresas como padarias, pequenas indústrias e varejistas.

A segunda medida prorroga o prazo para importação de trigo com tarifa zero até 31 de agosto de 2008. A medida tem caráter preventivo para evitar desabastecimento em julho e agosto, pois a colheita da safra brasileira deve atrasar 1 mês devido a problemas climáticos. Outra medida é a suspensão, até o final do ano, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante. Essa contribuição representa 25% do frete para o transporte do trigo importado e, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo, representa até 4% do custo com as importações.

De acordo com o ministro, o pão francês é responsável por 0,25% da inflação nos últimos 12 meses e essas medidas terão impacto imediato. “Nós estamos reduzindo o custo e os varejistas se comprometeram a repassar para o preço. O consumidor já sofreu com o aumento de preços e daqui pra frente a tendência e de queda”, afirmou. 

Fonte: Ministério da Fazenda

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais