Muitos trabalhadores vão sacar o FGTS para pagar dívidas

Filas longas e muito movimento nas agências da Caixa (Foto: Portal Infonet)

O primeiro dia do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi de muito movimento e longas filas nas agências da Caixa Econômica da capital. Os valores começaram a ser depositados nesta sexta-feira, 13, nas contas poupanças dos clientes da Caixa que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Os créditos serão feitos automaticamente nas contas poupanças até o mês de outubro. O saque para quem não tem conta no banco será liberado a partir do dia 18 de outubro.

O pedreiro Manoel da Silva vai usar o dinheiro para pagar dívidas (Foto: Portal Infonet)

Para muitos trabalhadores que têm direito a sacar até R$ 500 por conta do FGTS, o valor do saque vai ser usado para quitar dívidas. É o caso do pedreiro Manoel da Silva, ele esteve na agência para saber se pode sacar o FGTS de contas inativas. “Se conseguir sacar esse valor vai ser muito bom, vou usar esse dinheiro para comprar alimentos e pagar contas porque no momento não estou trabalhando de carteira assinada, apenas fazendo bicos, então qualquer dinheiro ajuda muito”, afirma.

Davi Santos, que atualmente está desempregado, também tem valores em contas inativas do FGTS e esteve no banco para buscar informações sobre o saque. “Se conseguir sacar o FGTS, vou usar esse dinheiro para quitar umas dívidas”, diz.

A funcionária pública, Ana Izabel Oliveira, contratada pelo regime CLT, estava contando com o valor para pagar contas em atraso, mas o valor do FGTS ainda não estava disponível em sua conta poupança. Ana explica que no aplicativo da Caixa a data para saque era dia 13, mas que há dois dias essa data mudou para o dia 27.

“Meu mês de nascimento é abril, então tinha que está disponível hoje, mas foi alterado. A informação na agência é que meu cadastro pode está errado, mas não está porque atualizei meus dados no mês passado. A orientação é para que eu vá na minha agência para resolver isso. Espero que resolva porque estava contando com esse dinheiro, agora simplesmente mudam a data do recebimento e nossos planos vão por água abaixo”, lamenta.

Beatriz Santos diz que a liberação do saque do FGTS veio em boa hora (Foto: Portal Infonet)

A representante de atendimento, Beatriz Santos, vai usar o dinheiro para comprar uma televisão. Ela conta que o dinheiro veio em boa hora. “O bom é que é optativo, quem quiser saca, quem não quiser deixa lá. Eu vou usar o valor para juntar e comprar uma TV que estou precisando, então para mim foi bom, veio no momento certo”, ressalta.

Depósitos

Para os trabalhadores que fazem aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem o crédito automático a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019.

Tabela saque FGTS para não correntistas da Caixa (Foto: Caixa Econômica Federal)

Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais de atendimento da Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais