Município vai criar Conselho de Desenvolvimento

0

Passa pela cabeça do Prefeito Edvaldo Nogueira, a constituição de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que atuaria como um fórum para debate dos principais problemas da cidade. Ele será instituído por lei aprovada pela Câmara, ou por decreto, se isso não ferir a legislação em vigor. Deverá ser constituído por secretários do município e pessoas outras de boas cotações na sociedade. Mas, não foi definido ainda o tamanho do Conselho e quais entidades poderão ocupar suas cadeiras.

 

Um seminário para definir o planejamento estratégico da administração municipal, para os próximos 4 anos, vai ser realizado possivelmente ainda no corrente mês, ou no início de março, e naturalmente a constituição do Conselho será um dos itens no seminário.

 

O dr. alcaide anda muito entusiasmado com o Conselho, que deverá trazer até personalidades de fora do Estado para debater questões como a atual crise econômica. Vão passar por ele as questões relativas ao aterro sanitário e a licitação dos transportes coletivos, além das cadeias produtivas da cidade. O Conselho não terá caráter deliberativo, mas será órgão importante para auxiliar no debate das idéias visando uma política de desenvolvimento.

 

É bem possível que antes da metade do ano, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, ou qualquer outro nome com que seja batizado, esteja já em funcionamento. Não é de todo sem fundamento lembrar que o Estado já teve um Conselho nestes moldes. Ao seu tempo, o CONDESE – presidido em algum momento pelo Economista José Aloísio de Campos – teve papel fundamental no desenvolvimento do Estado.

 

Por Ivan Valença

Comentários