Novas regras para os cartões de crédito a partir de quarta-feira

Começam prá valer a partir desta quarta-feira, 1º de junho, as mudanças nas regras dos cartões de crédito que visam reduzir o endividamento dos brasileiros nessa modalidade de crédito. Entre as principais mudanças, estão a redução do número de tarifas e a adoção de um percentual mínimo de pagamento da fatura, que será de quinze por cento. Em dezembro, sobre para vinte cento. Quem paga o percentual mínimo arca com juros e encargos não é considerado inadimplente.

A mudança obriga o cliente a pagar um valor maior no vencimento e a rolar uma dívida menor na modalidade de crédito que tem os juros mais caros do mercado, mais de dez por cento ao mês. Há cartões que cobram até 15% de juros. Em março último, o cartão foi responsável por 27% das concessões de crédito ao consumo. A inadimplência em mais de 90 dias está em quase 25% da cliente, a mais alta entre as linhas pesquisadas pelo Banco Central. O governo reduziu o número de tarifas de 80 para cinco serviços: anuidade, emissão de segunda via, saque, pagamento de contas no cartão e avaliação emergencial de limite de crédito.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais