Número de brasileiros de classe média cresceu

De acordo com os estudos da Fundação Getúlio Vargas, baseados nos dados da pesquisa mensal de emprego, realizada pelo IBGE, o estrato que tem renda domiciliar entre R$ 1.064 e R$ 4.591, subiu de 44,19% da população para 51,89%, em abril deste ano, nas seis principais regiões metropolitanas. Extrapolando para todo o país, implica em dizer que, cerca de 19,5 milhões de brasileiros ingressaram na classe média.

Este dado poderia ser muito mais expressivo se o crescimento econômico fosse mais robusto, com taxas acima de pelo menos 5% ao ano. Entretanto, deve-se comemorar o feito, considerando o elevado nível de exclusão social e de concentração de renda que ainda prevalece no Brasil. Mas, uma coisa é certa, tal avanço se deve, fundamentalmente, à estabilidade monetária que ajudou a elevar o consumo desses 19,5 milhões de brasileiros.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais