Número de microempreendedores pode crescer 68,4% este ano, em Sergipe

Thiago Mendonça, superintendente da Rede Base do Santander Brasil (Foto: Assessoria de Imprensa)

Diante do contexto de expansão do empreendedorismo em Sergipe, o Santander Brasil prevê um aumento de 68,4% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários, em 2022. A projeção do Banco é a maior, percentualmente, de um estado do Nordeste.

O Santander planeja fechar este ano com 39,5 mil pessoas em sua carteira no Estado. Hoje, 65% deles são do gênero feminino. Em volume financeiro de crédito na soma da carteira de clientes, Sergipe fechou 2021 com R$ 52 milhões movimentados por esses microempreendedores no Santander. Os segmentos que mais buscam microcrédito são os de serviço, confecção e alimentação.

Essa é mais uma movimentação do Banco em investimentos no Estado para fomentar a economia local e a geração de novos negócios. O Santander vem em um processo acelerado de expansão de sua rede em Sergipe. Em 2021, pulou de sete para onze agências, ou seja, crescimento de 57% e, em março de 2022, inaugurou sua 12ª loja em território sergipano no município de Nossa Senhora do Socorro.

“O Santander Brasil vem atuando em várias frentes para fomentar o empreendedorismo em Sergipe. Essa projeção do Banco, com um importante crescimento na carteira do Prospera, deve representar um impacto na geração de novos negócios ou solidificar aqueles já existentes. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca o superintendente da Rede Base do Santander Brasil, Thiago Mendonça.

O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e a 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades, com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior.

“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.

O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais