Nuvens escuras na economia mundial

Albano Franco vê possibilidade de crise
Em conversa com este escriba, o deputado Albano Franco (PSDB) considerou a situação da economia mundial muito preocupante. Em sua recente viagem aos Estados Unidos, o deputado pode observar a inquietação dos investidores americanos em face da prolongada crise bancária que a cada dia se aprofunda naquele país, mesmo com as constantes intervenções do FED (o banco central americano) no mercado financeiro.

 

Ao lado, a forte e persistente desvalorização do dólar, segundo o deputado, tem sido a maior responsável pelo recrudescimento da inflação mundial, causada pela elevação dos preços do petróleo e dos alimentos. Para o deputado, o recente ciclo dourado de prosperidade parece estar se esgotando.

 

De fato, recentes estimativas do FMI apontam para um crescimento da economia global abaixo de 4,5% para este ano. Perguntado se a crise americana poderá levar o resto do mundo a uma recessão, o deputado Albano Franco respondeu metaforicamente, afirmando: “Parece não haver dúvidas de que nuvens escuras estão se formando no então céu de brigadeiro da economia mundial”.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais