O Boticário lança código de conduta para rede de franquias

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O Boticário acaba de elaborar um instrumento que orientará seus franqueados na conduta ética do seu negócio. A iniciativa inovadora no setor tem como objetivo reforçar valores, princípios e propósitos da empresa para os mais de 900 franqueados que compõem a rede de 3 mil lojas da empresa em todo o Brasil.

O documento contempla os principais temas relacionados à conduta no relacionamento da rede de franquias com diversos públicos como governo, colaboradores, consumidores, comunidade, imprensa, redes sociais, concorrência, entre outros. A intenção é promover a excelência da rede, com atitudes positivas e transformadoras junto a estes públicos.

Entre as orientações do Código estão questões referentes a conflitos de interesses, utilização de marca, uso de informações privilegiadas, respeito aos Direitos Humanos e ao Meio Ambiente, concorrência saudável, corrupção e pirataria. Juntos, estes itens compõem um documento que foi distribuído aos franqueados em uma versão impressa e como uma apresentação auto-executável, com orientações práticas sobre o conteúdo.

“Esse instrumento auxiliará à rede refletir os princípios, valores e compromissos do Boticário em sua região de atuação.”, diz Malu Nunes, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do Boticário, responsável pelo projeto. “Além da visão das diferentes áreas envolvidas no relacionamento com os franqueados, foi fundamental a contribuição dos próprios franqueados, refletindo sobre e exemplificando a aplicação dos conceitos e princípios de conduta  no dia a dia da rede de lojas. Isto certamente garantiu a qualidade do documento, bem como de sua implementação”, completa Malu.

Para assegurar maior eficiência na gestão desse documento, foi criada uma Ouvidoria, que está apta a receber qualquer manifestação em relação ao Código. Foram disponibilizados três diferentes canais de comunicação: um 0800, um e-mail externo e uma caixa postal. “O conteúdo do Código foi inspirado no Código de Conduta do Grupo Boticário, mas buscou captar a realidade cotidiana das relações da rede de franquias com seus diversos públicos de relacionamento”, resume Malu.

Fonte: Ascom Boticário 

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