“O Brasil em condições favoráveis para enfrentar a crise”

Saumíneo Nascimento, presidente do Banese
Para o economista Saumíneo Nascimento, presidente do Banco do Estado de Sergipe, o “Brasil reúne condições mais favoráveis que a maioria dos países para enfrentar a crise”. Segundo ele, as “medidas do governo atenuam os impactos e permitirão uma saída mais favorável para o país”.

 

Ele acredita que uma reação conjunta entre a sociedade do governo poderá superar a crise com mais facilidade. No entanto, haverá uma redução acentuada do PIB mundial, já neste ano de 2009. Espera-se um aumento de apenas 0,5% somente neste ano. Explicou o sr. Saumineo Nascimento que o Brasil é um dos países menos atingidos pela crise, por conta do crescimento mais robusto, provocado pelo programa do PAC.

 

Há também solidez fiscal, com maiores superávits, melhor composição da dívida e controle inflacionário. O Brasil também dispõe de reservadas elevadas em reais: em torno de R$ 272 bilhões de compulsórios, conforme apurado em setembro de 2008. As reservas internacionais são de aproximadamente US$ 200 bilhões.

 

Por Ivan Valença

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais