Obras da Usina Termoelétrica iniciam final deste mês

O investimento na primeira etapa é de cerca de R$ 5 bilhões (Foto: ASN)

O lançamento da pedra fundamental para construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, ocorrerá no próximo dia 28 de setembro. Segundo o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Rosman Pereira dos Santos, o investimento na primeira etapa é de U$ 1,3 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões).

Revela que a usina, que se instalará no estado através de incentivos do PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial), vai gerar energia a partir de gás natural. "Ela terá uma capacidade de produção de energia de 1,5 gigawatts (GW), o correspondente a metade da energia gerada pela hidroelétrica de Xingó só nesta primeira fase, e vai criar cerca de 1.700 empregos", comemora.

Enfatiza que a previsão é que as obras durem 36 meses e que em 2019 a Usina Porto de Sergipe seja entregue para iniciar o funcionamento em 2020, como previsto no projeto original.

Ressalta Rosman que a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe já começou a despertar o interesse de outras indústrias se instalarem no estado. "Já temos na Codise pedidos formais de instalação de indústrias na área do complexo de geração de energia solar", festeja.

"Mesmo diante de toda a situação do pais, que atinge Sergipe, o governador Jackson Barreto tem trabalhado arduamente para vencer esse momento difícil. Inclusive, tem sido o coordenador do projeto de implantação da termoelétrica no estado de Sergipe", afirma, enfatizando que a implantação da nova termoelétrica vai promover o desenvolvimento econômico e social do estado com a geração de emprego e renda.

Em abril, o governador Jackson Barreto participou da cerimônia de assinatura de acordo entre as empresas Golar/Genpower e a Exxon Mobil para fornecimento de gás natural para a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. O evento, realizado no Rio de Janeiro, foi um passo significativo para a implantação da UTE Porto de Sergipe.

GenPower

A GenPower participações S.A, do Grupo GenPower, da Golar e do Fundo de Investimentos Stonepeak Infrastructure Partners, foi a vencedora do leilão para instaçaõa da termoelétrica.
A Golar/GenPower Brasil Participações S.A. é uma joint venture formada pela britânica LNG Power Limited, uma subsidiária da Golar LNG Limited e a GenPower Participações S.A.

A Exxon Mobil é uma das maiores fornecedores de gás natural do mundo e vai implantar uma unidade flutuante de regaseificação de gás que funcionará no Terminal Marítimo Ignácio Barbosa (Porto de Sergipe) para atender o projeto.

Ascom/Codise

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais