Observatório de Sergipe divulga perfil dos municípios

Observatório de Sergipe divulga perfil dos municípios sergipanos (Foto: reprodução/site)

O Governo de Sergipe, por meio do Observatório de Sergipe, passou a disponibilizar por meio da internet um perfil para cada um dos 75 municípios sergipanos, contendo as principais informações da localidade. Para acessá-lo, basta entrar no www.observatorio.se.gov.br/mapa-do-estado.html , escolher um município no mapa e, em seguida, clicar em "perfil municipal". Será aberto um pdf com as principais informações do município selecionado.

De acordo com Marcel Resende, superintendente de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio dos perfis disponibilizados é possível ter acesso às características de cada município, tais como vegetação, povoados, clima, relevo, solo, altitude, lei de criação, hidrografia, limites, padroeira, manifestações populares, atrativos turísticos, vias de acesso, área territorial, áreas de preservação ambiental, distância para Aracaju, gastronomia e outros.

“Também fornecemos informações político-administrativas, como endereço da prefeitura, número de eleitores, regional de educação e de saúde, prefeito e outros. Também é possível acessar o relato histórico do município como informações como origem, fundação e emancipação, além da definição dos limites municipais, mapas da região contendo centralidades territoriais, mapa do município contendo informações sobre altimetria, povoados, rodovias, curvas de nível, barragens e curso das águas”, ressalta Marcel Resende.

Por meio do perfil, o usuário pode ainda acessar os indicadores diversos da cidade, como população (total, rural, urbana), renda per capita, PIB per capita, IDHM, densidade demográfica, Índice Firjan, taxa de analfabetismo, taxa de crescimento populacional, beneficiários do bolsa família, taxa de pobreza, matrículas (ensino fundamental e médio), população com superior completo e diversos outros dados.

Na área da economia, estão disponibilizados número de empregos formais, produção da lavoura (coco-da-baia, feijão, laranja, maracujá, milho) e pecuária (ovinos, galináceos, suínos, equinos), Produto Interno Bruto (PIB), população ocupada, assim como receitas municipais (FPM, cota ICMS, ISS) e outros. Em bens e serviços, há informações sobre coleta de lixo, saneamento, energia elétrica, microcomputador e agências bancárias.

Fonte: Seplag

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais