Óleo de cozinha pode virar sabão em barra

Óleos podem ser utilizados na produção de sabão
Os óleos de cozinha utilizados para fazer fritura em estabelecimentos e residências, podem ser reutilizáveis para a produção de sabão em barra. Além de preservar o meio ambiente, ao evitar que o produto seja despejado diretamente no esgoto e conseqüentemente nos rios, o processo de reciclagem do óleo evita a obstrução das tubulações e oferece economia para quem resolver consumir o produto.

Para promover divulgar essa iniciativa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem realizado por meio da Superintendência de Educação Ambiental(SQS/Semarh), oficinas de fabricação de sabão ecológico.

As oficinas têm ocorrido durante as edições do “Sergipe de Todos”, evento realizado pelo Governo do Estado que tem como objetivo levar serviço e informações aos cidadãos que residem no interior sergipano. As primeiras foram promovidas em Nossa Senhora do Socorro e no município de Boquim.

Danos

Cada litro de óleo despejado em pias ou vasos sanitários tem potencial para poluir um milhão de litros de água, o equivalente à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. Quando a gordura vai para a rede de esgoto, eleva o custo do sistema de tratamento dos resíduos. O óleo provoca ainda a impermeabilização do solo, contribuindo para as enchentes.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais