País emprega mais trabalhadores do que demite

0

O mês de abril foi o terceiro consecutivo com resultado positivo entre o número de postos de trabalho com carteira assinada gerados e o de demissões: 106.205 vagas. Em abril de 2008, o saldo havia sido de 294.522 vagas.

Foram empregados 1.350.446 trabalhadores e demitidos 1.244.241. No ano, foi a primeira vez que o saldo foi positivo: 48.454 vagas. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), divulgado hoje pelo ministro Carlos Lupi.

“O Brasil é o primeiro país do G20 a gerar postos de trabalho, com saldo positivo no acumulado do ano. Isso mostra a solidez da nossa economia”, disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, durante a coletiva de imprensa dedicada à apresentação dos números do Caged. “Para se ter uma idéia, os Estados Unidos acumulam um saldo negativo de 500 mil vagas ao longo do mesmo período”, completou.

Segundo Lupi, o país deve gerar “mais de um milhão de novas vagas” ao longo de 2009. O ministro arriscou a dizer que, com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer entre 2% e 2,5% no ano. “O principal sintoma de recuperação da economia é a empregabilidade. Onde há crescimento econômico há crescimento do número de vagas”, justifica.

Comentários