Para onde vai o dinheiro de tanto imposto?

Para se ter uma idéia do caos tributário brasileiro basta citar o exemplo da telefonia que paga 6 impostos diferentes: ICMS, PIS, FUST, FUNTEL, CPMF e COFINS, que, somados, garfam 30% do faturamento das operadoras. No Japão, esse percentual é 5%. Este exemplo pode ser generalizado para toda economia brasileira, que não consegue trilhar um processo de crescimento sustentável, mesmo numa fase de grande prosperidade mundial, que, aliás, já dá nítidos sinais de esgotamento.

 

Para onde vai tanto dinheiro? Esse é um mistério que a sociedade gostaria de saber! Com certeza não é para investimentos na infra-estrutura já que a malha rodoviária do país encontra-se em estado deplorável; os portos ineficientes e necessitando de modernização; a geração de energia praticamente no limite da capacidade instalada, com fortes evidências de futuros racionamentos de eletricidade; o imenso déficit em saneamento básico em quase todas as cidades brasileiras.

 

Da mesma forma os setores sociais também carecem de investimentos. Basta ver a profunda crise nos serviços de saúde, a má qualidade do ensino público e a insegurança generalizada.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais