Petrobras avaliará novos reservatórios de gás natural em Sergipe

Petrobras diz que estudos estão em fase inicial (Foto: Banco de Imagem/Petrobras)

A Petrobras anunciou que está iniciando estudos sobre o potencial produtivo nas seis águas profundas da Bacia de Sergipe, descobertas oriundas de vários estudos realizados ao longo dos últimos anos. Em nota publicada no site oficial da estatal, a Petrobras confirma as seis descobertas e informou que o Plano de Negócios e Gestão 2019-2023 contempla o orçamento para a instalação de um sistema de produção. Estes estudos, segundo a Petrobras, estão em fase inicial.

Conforme a Petrobras, as seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe são classificadas como Cumbe, Barra, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. A Petrobras, na nota, informa que está realizando o Plano de Avaliação da Descoberta dessas áreas, para avaliação do potencial produtivo de suas acumulações de petróleo e gás natural. Segundo a Petrobras, está previsto, para esse ano, um teste de longa duração na área de Farfan, com o objetivo de obter informações que subsidiarão os estudos para uma melhor caracterização da rocha-reservatório e dos fluidos desta área.

Governo de Sergipe

Em 2010, o então governador Marcelo Déda (PT) e o então presidente da Petrobras, na gestão do Partido dos Trabalhadores, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, anunciaram a descoberta de novos reservatórios na costa de Sergipe. Nesta segunda-feira, 17, o secretário Sales Neto, de comunicação social do Governo de Sergipe, informou que os estudos iniciados naquela época foram aprimorados e que novas descobertas estão ocorrendo em território sergipano.

Estas questões, segundo o secretário Sales Neto, serão debatidas no Seminário do Gás, que ocorrerá em Aracaju no próximo mês com participação de todos os segmentos envolvidos na produção de petróleo e gás, incluindo a equipe técnica do próprio Governo do Estado, do Governo Federal, da Petrobras, investidores e grandes empresas que atuam no ramo no país.

Com o tema “Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe”, o evento será marcado por debates em torno dos aspectos relacionados à produção e oferta de gás em Sergipe, as estratégias do Governo Federal e Estadual para a área, bem como a visão de instituições como Fundação Getúlio Vargas, Petrobras, ExxonMobil, Golar, Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o segmento.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais