Petrobras deverá ser operadora única do pré-sal

O governo deve transformar a Petrobras na operadora única dos campos de pré-sal e garantir a ela uma participação mínima fixa em todos os campos de petróleo localizados nessa região. Com isso, a estatal deverá comandar todo o processo de exploração do óleo. Se a proposta for aprovada pelo presidente Lula, isso significará que todas as petroleiras que quiserem explorar o pré-sal teria de aceitar a Petrobras como sócia e sua operadora.

Além disso, terão de entregar uma parte de sua produção á futura estatal que irá administrar a riqueza dessa região. A novidade consta da última versão do marco regulatório do setor de petróleo a ser entregue nos próximos dias ao presidente Lula para aprovação.

Segue a linha defendida por Lula de fechar um modelo que beneficie a Petrobras, num momento em que a estatal é alvo de uma CPI. 8 a 12 bilhões de barris de petróleo são as reservas estimadas do pré-sal, somente na bacia de Santos.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais