Petrobras lança edital para contratar unidades flutuantes em Sergipe

Mais um passo foi dado rumo ao desenvolvimento do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), da Petrobras, em Sergipe. De acordo com comunicado ao mercado, a Petrobras divulgou o lançamento do edital para contratação das duas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência (FPSOs) do Sergipe Águas Profundas na forma de afretamento. A iniciativa tem aspecto inovador no Brasil, inaugurando os tratamentos de gás natural integral.

A petroleira brasileira informou que a abertura das propostas será no dia 30/10. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, destaca a expectativa do Governo para efetivação do SEAP. “A concretização do projeto trará diversos resultados para o estado, um deles é que o gás a ser produzido em Sergipe poderá ter um custo mais competitivo, contribuindo para a atração de investimentos para o seu consumo no próprio Estado”, disse.

O SEAP terá a capacidade de disponibilizar ao mercado até 18 milhões m³/dia de gás quando o módulo de produção do sistema estiver em operação. “A etapa atual é fundamental no processo de tomada de decisão de investimento da Petrobras do projeto Sergipe Águas Profundas. É um grande momento que está por vir e o Governo do Estado está construindo o melhor cenário para que Sergipe possa usufruir dos benefícios do projeto. A contratação dos dois FPSO’s após o recebimento das propostas será um marco importante para o início do cronograma do projeto”, pontua o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes.

O projeto de Sergipe terá dois módulos, cada um com um FPSO. A primeira unidade tem capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já a segunda unidade será um pouco maior, com capacidade 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o SEAP contará com um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra.

Segundo comunicado ao mercado, divulgado pela empresa, “as unidades serão estratégicas para ampliar a disponibilidade do gás nacional, além de abrir uma nova fronteira de produção na região Nordeste”. A nota diz ainda que “o óleo da região é leve, considerado de boa qualidade, entre 38 e 41 graus API – e, portanto, de maior valor comercial”.

“O projeto Sergipe Águas Profundas se destaca pelas reservas expressivas, com potencial de impulsionar a oferta de gás natural no país e reduzir nossa dependência à importação desse insumo”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. “Outra vantagem é que o gás é o combustível crucial de transição energética. Não só por sua versatilidade de aplicação – como fonte de energia para as mais diversas indústrias – e previsibilidade de entrega, mas principalmente por sua eficiência em emissões”, complementou ele.

Sergipe Águas Profundas

O Sergipe Águas Profundas vai viabilizar no país um novo marco tecnológico: a implantação de um projeto de produção em profundidade d´água acima de 2.500 metros (alcançando até 3 mil metros), incorporando inovações de última geração. Os dois FPSOs serão unidades afretadas e, nas suas especificações técnicas, a Petrobras utilizou soluções avançadas – como o aprimoramento no sistema de tratamento e injeção de água produzida no reservatório, além de novas tecnologias com maior eficiência na redução das emissões de gases de efeito estufa.

O planejamento para o início da produção do SEAP era, originalmente, para 2026, contudo, após o cancelamento da primeira licitação, a previsão é de que tenha início apenas em 2027. Em dezembro de 2021, foi declarada a comercialidade de sete campos em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas: Agulhinha, Agulhinha Oeste, Budião, Budião Noroeste, Budião Sudeste, Cavala e Palombeta.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais