Petrobras lança nova etapa da Seleção Pública Socioambiental

O programa visa transformar as vidas das comunidades locais e o ambiente que as circunda, com indicadores que demonstram o impacto positivo de suas ações (Foto Armando Paiva Agência Petrobras)

 

Nesta terça-feira, 7, a Petrobras celebrou seus 70 anos com um evento marcante que reuniu a imprensa brasileira no Rio de Janeiro. O destaque do dia foi o lançamento da segunda etapa da Seleção Pública Socioambiental, que visa selecionar projetos de preservação do meio ambiente, abrangendo quatro linhas de atuação: desenvolvimento econômico sustentável, educação, florestas e oceano.

A programação do lançamento da segunda etapa da iniciativa contou com a explanação da diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, e do gerente executivo de Responsabilidade Social, José Maria, que destacaram a importância da iniciativa e o seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Em seguida, ocorreu a apresentação da Seleção Pública Socioambiental 2023, que forneceu informações detalhadas sobre o processo e seus objetivos. Com investimentos totalizados em aproximadamente R$ 220 milhões de reais, essa fase da iniciativa abrange projetos no Sudeste do Brasil e se estende até o Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O programa visa transformar as vidas das comunidades locais e o ambiente que as circunda, com indicadores que demonstram o impacto positivo de suas ações. Essa fase da seleção será dividida em dois editais, sendo o primeiro direcionado a 23 projetos não incentivados, cobrindo áreas como desenvolvimento econômico sustentável, educação, preservação florestal e marinha.

O intuito é selecionar projetos que envolvam a preservação ambiental, a coleta de lixo no mar e a capacitação de jovens. Além disso, outros R$ 53 milhões serão direcionados para cinco projetos de educação com incentivo fiscal, beneficiando estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Os projetos serão submetidos a um processo de triagem que avaliará a documentação e a conformidade das propostas com o regulamento disponível no site da Petrobras. O prazo para inscrição dos projetos não incentivados encerra em 5 de fevereiro de 2024, enquanto o prazo para os projetos incentivados, a data limite é 29 do mesmo mês. A expectativa dos organizadores é que o processo seja concluído até 31 de maio de 2024, quando os projetos selecionados serão anunciados.

Compromisso

No lançamento, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reafirmou o compromisso da companhia com a sustentabilidade, destacando o papel da Petrobras na promoção de práticas socioambientais responsáveis. Na primeira etapa do programa, lançado em fevereiro deste ano, a companhia selecionou 31 projetos nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste e investiu R$ 212 milhões.

Segundo Jean, essa iniciativa representa um marco significativo no compromisso da Petrobras com a transformação socioambiental nas regiões em que atua. “A Petrobras é a maior empresa da América Latina, então ela tem que ter o programa socioambiental proporcional a seu tamanho. Ela é muito importante pro Brasil e está em todas as regiões do país. Esse é o maior edital socioambiental da sua história, fazendo presença nas comunidades de pescadores, dos agricultores familiares, priorizando populações originárias. São mais de 500 município abarcados para esses projetos. A primeira etapa do edital foi destinada a Norte, Nordeste e Centro Oeste. Agora, é o Sudeste sendo contemplado”, disse.

Escola Patrimônio Imaterial

O evento também incluiu a apresentação da Escola Patrimônio Imaterial, que visa dar visibilidade e salvaguardar tradições fundadoras da cultura brasileira, como ritmos, danças, comidas, integração com a natureza, saberes, fazeres, entre outros. As atividades da Escola contemplam pessoas de todas as idades, de 0 a 90 anos, com ênfase em crianças, adolescentes e jovens.

por Verlane Estácio

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