Petrobras quer 4 refinarias até 2015

Petrobras quer outras refinarias / Foto: Marcello Casal – ABr
Até o ano de 2015, a Petrobras espera construir quatro novas refinarias, para ter condições de se tornar autosuficiente na produção de derivados de petróleo. Hoje a empresa produz petróleo acima de suas necessidades, mas de um tipo pesado, que não gera gasolina e diesel suficientes para atender a demanda interna. O que faz com que o país importe os dois produtos.

 

A revelação foi feita pelo presidente da Petrobras, sr. José Sérgio Gabrieli. Atualmente, a Petrobras dispõe de 11 refinarias em funcionamentos, tem duas em processo de construção e mais duas em planejamento. Uma dessas refinarias, denominada Abreu Lima, está sendo construída em parceria com a empresa petrolífera da Venezuela. A outra será localizada em Fortaleza e é conhecida como projeto Lubnor.

 

A terceira refaria poderá ser instalada no Maranhão, terra natal do Ministro de Minas e Energia, sr. Edison Lobão. Prevaleceu, segundo o sr. Gabrielli, as condições estratégicas do Estado para a localização ali da refinaria. Na entrevista, o presidente da Petrobras nem tocou no nome de Sergipe com relação à quarta refinaria, numa prova cabal que o Estado está descartado. A refinaria que o Governo do Estado acalenta, sendo um investimento privado, certamente não conta para a Petrobras.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais