Plano de retomada da economia será apresentado pelo Governo no dia 8

Governo do Estado e representantes do setor produtivo dialogaram sobre retomada econômica (Foto: ASN)

O plano de retomada da economia sergipana criado pelo Governo de Sergipe somente deverá ser apresentado à população na próxima segunda-feira, 8 de junho. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 4, pelo governador Belivaldo Chagas durante reunião com o Comitê Gestor de Retomada Econômica.

A proposta – de autoria do Governo do Estado – para o desenvolvimento e a recuperação da economia sergipana após a pandemia causada pelo novo coronavírus, foi exposta nesta quinta-feira, 4, ao Comitê Gestor de Retomada Econômica, mas segundo o governador Belivaldo Chagas, ainda será finalizado nos próximos dias após recebimento de sugestões e avaliação do número de casos e de leitos de UTI, principalmente, públicos.

“Que fique bem claro, o plano prevê que a gente, realmente, flexibilize a partir do dia 15, mas é possível que algo aconteça a partir da próxima segunda-feira, só vou confirmar isso na segunda (08). E também devo dizer que, se houver uma complicação até o dia 15, ele pode também não ter o seu início no dia 15.Tudo depende não apenas do crescimento da curva de contaminação, mas principalmente com relação à ocupação de leitos de UTI e também de leitos clínicos”, enfatizou Belivaldo.

Ainda segundo o governador Belivaldo Chagas, o plano deve durar seis semanas e prevê a reabertura gradual das atividades de acordo com as particularidades de cada região.  “Esse plano terá um espaçamento de seis semanas a partir do dia 15. Significa dizer que se tudo ocorrer bem, final de junho e início de agosto, estaremos com 95% das atividades livres. Falo isso porque no que diz respeito à shows, eventos e escolas, ainda vai demandar um tempo para que a gente tenha uma posição”, explica.

O governador voltou a criticar o baixo índice de isolamento social em Sergipe. “De novo, tenho que insistir para que as pessoas fiquem em casa. Ontem, nós chegamos a 38% de isolamento social em Sergipe. Em alguns municípios, esses índices caíram para 12%. Isso é muito lamentável”, comenta.

Comitê

O Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) é composto pelo secretário de Estado Geral de Governo, José Carlos Felizola; secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; secretário de Estado da Fazenda, Antônio Queiroz; representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Marcelo Menezes; procurador Geral do Estado, Vinícius Oliveira; e pelo superintendente especial de Planejamento do Governo de Sergipe e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Marcel Resende.

O Comitê conta, também, com o representante indicado pelo Fórum Empresarial de Sergipe, Joaquim Ferreira; representante indicado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe, Victor Rollemberg; representante da Fames – Federação dos Municípios do Estado de Sergipe e prefeito de Ilhas das Flores, Christiano Cavalcante, e representante da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (FECOMSE), Romildo Almeida.

Por Verlane Estácio com informações da ASN 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais