Poço Verde: após incentivos município pode ter safra recorde de feijão

Famílias tiram o sustento do cultivo do feijão / Foto: Arquivo Infonet
Os produtores de feijão do município de Poço Verde, localizado a 145km da capital, estão começando a colher bons frutos após os investimentos feitos pela prefeitura da cidade no desenvolvimento da produção da cultura, que é uma das mais cultivadas pelos pequenos agricultores da região. E também é a principal fonte de renda de mais de três mil familias que fazem todo o processo, desde o tratamento da terra, passando pela irrigação e colheita. Cerca de 15 mil hectares são utilizados para plantação na região, a maior parte dessas terras divididas em minifúndios.

Para o secretário municipal de agricultura de Poço Verde, Ademir de Oliveira, os projetos de incentivos aos agricultores realizados pela prefeitura em parceria com o governo do estado e o governo federal, foram determinantes para a boa produção do feijão na região. E ressaltou a cooperação de todos no processo.

Outros programas de incentivo também são apontados pelo secretário como essenciais para o fortalecimento do setor na região. “A prefeitura contratou três tratores que ficam nas Associações dos Produtores Rurais do Município e prestam serviço para os agricultores da região. Além disso, os agricultores também recebem incentivos da Emdagro com assistência técnica, palestras esclarecedoras, reuniões para debater propostas, visitas de inspeção, tudo em prol da melhoria na produção”, conta Ademir.

Crescimento recorde

O município de Poço Verde é responsável por 45% da produção de feijão de todo o Estado. E com os incentivos e investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura esse percentual deve crescer ainda mais nas próximas safras. Segundo dados da Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), a produção aumentou cerca de 40%, o que significa oito mil toneladas de feijão a mais nessa nova safra.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais