Preço do frango pode ficar até 15% mais barato

O brasileiro deve ter um Natal com mais carnes de aves à mesa. Segundo o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Antonio Mendes, o preço da carne de frango deve sofrer redução entre 10% e 15% nos supermercados.

Felicidade para os consumidores, tristeza para os produtores. A queda no valor do frango será causada, principalmente, pela redução nas exportações. Grandes importadores do frango brasileiro, como Venezuela, Japão e Rússia, diminuíram suas compras por conta da crise mundial. Cerca de 40% das carnes de aves produzidas aqui são vendidas para outros países.

“É uma faca de dois gumes. O consumidor, evidentemente, gostaria de ter um frango barato, a menos de um real, mas isso seria insustentável. Então, tem que haver um equilíbrio para que a população continue tendo frango barato, mas também que não seja de graça”, comentou Mendes.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Turra, disse que, em novembro, as exportações atingiram 220 mil toneladas, bem abaixo da espectativa inicial, de 330 mil toneladas. Ele previu que a queda deve se repetir este mês.

O setor acredita que, apesar da crise, que já fez com que as previsões sejam de um “complicado” primeiro semestre em 2009, deve haver crescimento no próximo ano. “Sem a crise, poderíamos crescer 15%, mas ainda somos otimistas, em boa parte, pela entrada de novos mercados, como a China Continental. Também vamos concentrar esforços para entrar em países como Índia, Indonésia, Malásia, México e Nigéria”, disse Turra.

Nesta semana, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, chefia uma missão em Pequim, na China, que pode acertar facilidades para a exportação de carnes brasileiras para aquele país. O Brasil deverá mandar para o exterior, até o fim do ano, 3,6 milhões de toneladas de carnes de frango, confirmando sua posição de maior exportador mundial.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais