Preço do pão em Aracaju sofrerá reajuste de 5 a 10%

Pão francês vai ficar mais caro (Fotos: Portal Infonet)

O reajuste do pão francês nas padarias e supermercados já é uma realidade em várias cidades do país. Em Aracaju, de acordo com o presidente o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Sergipe (Sindipan), Antônio Carlos Araújo, os preços dos pães sofrerão um reajuste estimado entre 5 e 10%. O valor ficará a critério de cada estabelecimento.

As principais causas do reajuste estão relacionadas à instabilidade econômica e às questões climáticas vividas pelo maior importador do trigo para o Brasil, a Argentina. O país deixou de importar trigo para o Brasil, ocasionando o encarecimento dos produtos derivados da farinha.

"Com a suspensão das exportações pela Argentina, por conta dos efeitos climáticos, a nossa produção do grão, que só produz cerca de 30%, também terá perda acentuada em razão das chuvas. Isso refletirá na oferta menor do grão e no aumento no preço do pão", explica Antônio Carlos.

Ainda segundo Antônio Araújo, os preços terão variação a depender dos estabelecimentos.“Os proprietários vão escolher quando e por quanto irão ajustar o pão. Algumas já aumentaram o preço do pão em Aracaju”, disse.

 Ilário de Jesus "O pão já está caro sem o reajuste"

Alisson Mota, proprietário de uma panificadora, no bairro São José, explica que embora tenha conhecimento do reajuste de 12% do trigo, não pretende aumentar o preço do pão francês. “Não vamos aumentar o preço ainda. Já sei que houve o reajuste do grão, mas por enquanto vou manter o preço”, disse.

O consumidor, Ilário de Jesus entende que o reajuste irá impactar no orçamento familiar, já que o produto está todos os dias na mesa. “Já sei que quem vai pagar por esse aumento é o trabalhador. O pão é um produto indispensável na alimentação e não devia ser tão caro. Agora vou optar pelo cuscuz”, reclamou.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais