Presidente da Acese concede entrevista sobre entidade

Acese é 17 anos mais nova que a cidade de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

O aniversário da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) é celebrado neste sábado, 26, porém as comemorações vão se estender ao longo do ano. Em sua trajetória, a Acese buscou não só ampliar a atividade econômica do Estado, como também promover o favorecimento da população. E em comemoração aos 140 anos da associação, o Portal Infonet preparou uma entrevista com o atual presidente Alexandre Porto, que falou tanto sobre sua gestão, quanto sobre o impacto da Acese em Sergipe.

Portal Infonet – Qual é o foco da sua gestão?

Alexandre Porto – Meu primeiro eixo de atuação é a prestação de serviço ao associado. Estamos buscando desde o ano passado ampliar a quantidade de serviços para promover aos nossos associados, para que possamos aumentar nosso quadro. O segundo grande eixo é a defesa dos interesses da atividade econômica e daquilo que é melhor para o Estado de Sergipe. Já o terceiro eixo objetiva levar a associação para o interior, ajudar a fundar novas associações comerciais, apoiar as já existentes, através da nossa federação, e levar tudo o que temos na capital para o interior.

Infonet – Quais são as ações que vocês fazem para se aproximar da população, visto que, quem realmente tem conhecimento sobre a associação são os comerciantes e empresários?

AP – Nossa associação é setorial, e a nossa relação é próxima da atividade empresarial. Temos como propósito defender os interesses da atividade empresarial, que, por conseqüência, acaba sendo um catalisador do desenvolvimento da população. Para que essa relação fique mais clara, vou citar um caso. No momento em que conseguimos melhorias tributárias, as empresas conseguem ter condições de contratar mais funcionários, com isso há mais empregos no mercado. Um segundo caso em que ajudamos a sociedade é a orientação, defesa e o trabalho incessante para que haja cada vez mais qualificação profissional das pessoas.

Presidente forneceu declarações sobre associação

Infonet – A Acese é apartidária, mas não seria interessante colocar um representante de vocês em algum cargo político?

AP – Isso é muito relativo. No momento em que se tem uma associação forte, ela tem poder e prestigio para defender os interesses com qualquer parlamentar ou executivo. E aqueles que compreenderem o papel da Acese, a respeitarão pela posição que ela tiver, independente de ter ou não um político.

Infonet – A Acese tenta colaborar em algumas ações aqui no Estado, e no caso dos comerciantes do centro que tem seus estabelecimentos localizados nas ruas que tiveram seu tráfego alterado, a Associação está realizando alguma ação no sentido de colaborar com os empresários que discordam das mudanças realizadas pela SMTT? 

AP – Nunca fomos procurados por nenhum comerciante da região para tratar sobre esse assunto. Esse é um tema que o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) tem conduzido, e que nós temos acompanhado à distância, até porque não conheço a visão dos comerciantes da região. Participamos de uma reunião em novembro com a SMTT, quando foi apresentada essa proposta pelo superintendente. Na ocasião estava o CDL, a Federação das Indústrias do Estado, e a Acese. Na reunião todos nós concordamos que essa é uma medida importante, pois entendemos que é necessário realmente desafogar o trânsito.

Infonet – Presidente, Aracaju necessita cada vez mais de estacionamentos. A associação promove alguma ação no sentido de orientar os comerciantes a construí-los?

AP – Não, a associação não tem esse papel, mas fazemos isso sempre que temos oportunidade nos nossos eventos e boletins. Sou defensor de que haja estacionamento nas vias públicas, mas acho que a prefeitura cometeu um grande erro no momento em que retirou os parquímetros. Eles fazem falta e precisam voltar para que as pessoas que vão fazer compras encontrem vaga, pois, caso contrário, um funcionário, ou até o próprio dono de um estabelecimento, pode ocupar uma vaga  durante o dia todo. Desse modo o empresário se prejudica, e tira a vaga de seu próprio cliente.

Infonet – Qual a principal dificuldade da associação?

AP – A principal dificuldade de uma associação que é voluntária é a falta de recursos. Dependemos de contribuições voluntárias de associados que não dão quantias altas, e temos que buscar parcerias, apoios, e apesar disso temos superado tudo, e realizado algumas ações para aumentar o quadro de associados.

Infonet – Posso dizer que o papel da Acese é promover o crescimento do comércio e do Estado e o favorecimento da população?

AP – Sim. Todo o papel que é feito pela atividade empresarial se reverte para a população e para o Estado. No momento em que a economia cresce, há mais contratação de pessoas, qualificação de mão de obra, arrecadação de impostos para o Estado, e com o crescimento da economia e da atividade industrial, todo o conjunto é beneficiado.

Infonet – E a comemoração do aniversário de 140 anos? Vocês estão trazendo alguma programação especial?

AP – Entendemos que 140 anos não podem ser comemorados em um dia, e sim ao longo de todo o ano. Resolvemos fazer uma série de atividades especiais em diversos segmentos. Institucionalmente criamos um boletim impresso, vamos lançar um novo site, estamos fazendo um cartão telefônico da Oi comemorativo, que deve sair em junho, e um selo dos Correios. No campo histórico vamos iniciar a pintura e a iluminação desse prédio. Além disso, vamos organizar, catalogar e digitalizar todo o acervo de documento e reeditar os livros que contaram a história da Acese.

Para complementar teremos ainda o prêmio de jornalismo, uma campanha de doação de instrumentos musicais ao coral Canarinhos, um concurso de decoração natalina, a semana de apresentações natalinas no centro, um passeio ciclístico no mês de setembro, a realização do evento ‘Líderes e vencedores’, além de uma grande festa de comemoração.

Por Monique Garcez e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais