Presidente da Fapitec participa de Fórum Nacional de C&T

Tem início nesta quinta-feira, 2 de dezembro, em Fortaleza (CE), o Fórum que reúne o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e os secretários municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). O objetivo é fazer um balanço das atividades na área de C,T&I durante o governo Lula e uma previsão para os próximos anos.

O ministro Sérgio Rezende e o secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estarão presentes, além dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão; e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Fernandes, que confirmaram participação.

Um dos destaques do evento é o anúncio das universidades que serão contempladas com R$ 60 milhões para infraestrutura de pesquisa provenientes do edital da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem/Finep). Além disso, será assinado um Acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa, trazendo benefícios como a integração dessas instituições por videoconferência e internet de alta velocidade.

Ainda no evento, será lançado o Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) – órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe (Sedetec) -, José Ricardo Santana, representará o Estado no Fórum Nacional, que segue até esta sexta, 3, com palestras sobre “Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, “Perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação Superior para os próximos 4 anos” e “Como a relação Governo, Empresa e Universidade poderá contribuir para Inovação Tecnológica?”.

O Fórum é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e é coordenado pelo Consecti, Confap e Fórum dos Secretários Municipais.

Fonte: Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais