Presidente da FIES comenta empresa para o Pré-Sal

O assunto dominante em altas rodas empresariais tem sido a criação de uma estatal para explorar o petróleo no pré-sal. Diz o presidente da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES), Sr. Eduardo Prado:

“Há uma grande preocupação em torno da idéia do presidente Lula em criar uma nova empresa para explorar as jazidas do pré-sal, especialmente por parte dos acionistas da Petrobras, hoje em torno de 400 mil brasileiros que gostariam de participar desse bolo. São 10 bilhões de barris de óleo, uma reserva que guindará o Brasil da 24ª à 9ª posição no ranking mundial de produtores. Temos grandes chances de fazer crescer a indústria nacional, já que vamos precisar de, aproximamente, 63 novas plataformas até 2018, fora uma série de produtos da indústria que poderão ser absorvidos apenas nessa atividade também industrial. Só não podemos correr o risco de priorizar essa exploração em detrimento de outros setores da indústria, a exemplo dos países árabes que não conseguiram até hoje adensar sua malha industrial não petrolífera. Precisamos acreditar, também, que o refino será uma prioridade nacional e, com isso, podemos outra vez sonhar com uma refinaria em nosso Estado. De toda sorte, a permanência ou mudança do marco regulatório ainda deverá passar pelo critério legislativo”.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais