Procon e instituições bancárias discutem sobre a Lei das Filas

Gilsa Brito: vamos fazer cumprir a lei das filas
Instituições bancárias e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) se reuniram para discutir a Lei dos 15 minutos nessa quinta-feira, 14. No encontro, foi solicitado que os bancos apresentem em um período de 15 dias um roteiro para melhoria do atendimento nas agências bancárias. Foram debatidos também outros tipos de problemas como a clareza e informações precisas de contratos quando o consumidor faz uma operação junto a instituição.

A diretora do Procon em Sergipe, Maria Gilsa Brito, destaca a importância da reunião. “Nosso objetivo é continuar conversando com os bancos para que cumpram a Lei das Filas. Pretendemos fazer um Fórum Estadual com os Bancos com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública e outras entidades em defesa do consumidor, para que a Lei não caia no esquecimento,” disse.

Filas causam transtornos aos clientes de banco
Ela sugeriu algumas medidas a serem adotadas pelos bancos para melhoria no atendimento, a exemplo de abertura de novas agências, novas contratações de funcionários, colocação de cadeiras para que o consumidor não fique em pé nas filas, entre outras. Segundo ela, o Procon/Se, registrou apenas uma denúncia contra bancos por descumprimento da Lei das Filas.

Por unanimidade, os gerentes e representantes dos bancos afirmaram a dificuldade no cumprimento da Lei, mas disseram que estão empenhados para cumpri-la, ressaltando ser de suma importância a continuidade de reuniões neste sentido.

Após os bancos entregarem o roteiro para melhoria do atendimento nas agências bancárias, o Procon/se irá avaliar as propostas apresentadas, e designará uma nova reunião sobre o tempo de espera em filas. Em seguida, passará o Procon/Se a fazer uma fiscalização rigorosa em todos os bancos que poderão sofrer multas que variam de R$ 220 a R$ 3 milhões, conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

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