Procon Municipal inicia fiscalização aos bancos

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A fiscalização teve início nesta segunda, 3 (Fotos: Portal Infonet)

O Procon Municipal deu início nesta segunda-feira, 3, a fiscalização as agências bancárias da capital. A fiscalização tem o objetivo de verificar as possíveis irregularidades encontradas nas instituições bancárias.

Durante a fiscalização foi verificado questões inerentes à acessibilidade, banheiros, Lei dos 15 minutos, emissão de senhas e a disponibilização de assentos para os clientes. A primeira agência visitada foi o banco Itaú situado na avenida Francisco Porto. Na visita, os fiscais identificaram algumas inadequações que deverão ser sanadas. “Verificamos que existe um equipamento com senha para atendimento nos caixas, mas em um outro guichê, os clientes tem que enfrentar filas em pé. Também não há cadeiras para a espera do atendimento e não existe placa avisando sobre banheiro”, conta o fiscal Francisco Guimarães.

Segundo o coordenador de educação do Procon municipal, Lucas Gonçalves, a visita será para que os bancos tenham ciência das inadequações e possam encontrar soluções para viabilizar o bom atendimento ao consumidor. “Se for constatado irregularidade, automaticamente vamos chamar o banco para que eles expliquem e dar um prazo para que eles possam se adequar", conta.

Multa

Fiscais estão percorrendo os bancos

Após a visita, será elaborado um relatório constando as irregularidades encontradas e será concedido um prazo às agências para que elas possam se adequar. Caso o problema persista, o PROCON vai aplicar autuações que vão desde a suspensão de alvarás, até multa que pode variar de 5% do faturamento da empresa.

Reclamações

Os consumidores que se sentirem prejudicados com o atendimento, poderão fazer uma reclamação junto ao Procon através do 3179-6040 ou pelo email: Procon@aracaju.se.gov.br.

“A gente aguarda o auxílio da população que é fundamental para que o PROCON possa atuar de forma enérgica, inclusive a gente convoca a população que queira participar, que venha aqui, denuncie pela internet e telefones”, diz Lucas Gonçalves.

Banco

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do Itaú em São Paulo que ficou de encaminhar uma resposta ao Portal, mas até o momento da postagem, não recebemos a postagem.

Por Aisla Vasconcelos

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