Procon promove Mutirão no Dia do Consumidor

Mutirão ocorre no Dia do Consumidor (Foto: André Moreira)
Nesta terça-feira, 15, em Comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon estará realizando o II Mutirão de Audiências, com 140 audiências de conciliação. O  Dia Mundial do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Além de comemorar o Dia do Consumidor, O II Mutirão terá como objetivo fazer com que as Empresas atendam as reclamações dos consumidores.
 
Em 15 de março de 1962, o então presidente dos EUA, John Kennedy, em seu discurso, salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor foi instituído no Brasil em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, entrando  em vigor apenas em 11 de março de 1991.
 
Além das audiências conciliatórios Técnicos do Procon/SE estarão fazendo o atendimento durante todo o dia na sede do Órgão, tirando as dúvidas dos cidadãos, distribuindo material de orientação e alertando sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores. O I Mutirão, realizado pelo Procon/SE em 11 de setembro de 2010, data comemorativa ao Aniversário do Código de Defesa do Consumdior, foi de fato um sucesso, no sentido de que, num só dia, foram resolvidas situações que poderiam perdurar para os consumidores.
 
Com isso, esperamos que o II Mutirão também obtenha um grande sucesso e que os reclamos dos consumidores sejam atendidos. As dez empresas com maior número de reclamações em Sergipe são, respectivamente, Vivo, Claro, Oi Fixo, GBarbosa, Acteon, Deso, Lojas Insinuante, Americanas.com, Samsung e Hipercard.

Fonte: Procon/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais