Produção de arroz deve ultrapassar 30 mil toneladas

0
Rizicultores recebem sementes selecionadas e apoio técnico (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Da escolha da semente, passando pela etapa da compra, entrega e fornecimento do apoio técnico. É dessa forma que o Governo do Estado auxilia os produtores de arroz do Baixo São Francisco. Através do abastecimento de sementes de qualidade, disponibilização de auxílio aos trabalhadores rurais, e no incentivo para a produção, por meio de assinatura de Planos de Investimento Produtivo, os rizicultores despontam mais uma vez como destaque no cenário do arroz, devido a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de que eles ultrapassem a produção de 30 mil toneladas. Apenas neste ano, os investimentos do governo no setor foram de R$ 1.606.231,83, beneficiando centenas de famílias.

A produtora Maria Carlinda dos Santos, 70, é a prova de que os investimentos do governo fazem a diferença na região. Ela conta que a entrega de sementes de boa qualidade é um dos motivos para que a produção no Baixo São Francisco obtivesse destaque, e que, através do Plano de Investimento para a Associação dos Pequenos Agricultores, assinado nesta sexta, 16, por Jackson Barreto em Ilha das Flores, será possível alterar o manejo da produção, deixando de utilizar agrotóxicos, para plantar de forma saudável.

É através da rizicultura que Maria Carlinda conseguiu que todos os seus filhos e também netos conquistassem boas perspectivas para o futuro. “Sinto-me feliz em plantar arroz. Foi através disso que consegui educar meus sete filhos. Três deles hoje são professores, uma é enfermeira e outro se formou em contabilidade, mas trabalha com arroz. Além disso, tenho duas netas que passaram no vestibular para engenharia civil e medicina veterinária. Sinto-me honrada em dizer que não tenho filho analfabeto. Sou uma pessoa de 70 anos que conseguiu administrar uma roça de arroz, e tenho orgulho de dizer que não tenho riqueza, mais dei estudo para todos eles”, relatou, acrescentando que outro prazer que a produção de arroz lhe proporciona é ver o grão colhido e servido na mesa do povo.

A agricultora é um dos exemplos dos mil produtores beneficiados com a entrega de 400 toneladas de sementes de arroz neste ano. O governo promoveu o incentivo à rizicultura através do programa de aquisição e distribuição de sementes certificadas. Foram R$ 1.349.000 investidos, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Somente o perímetro Irrigado do Betume, que abrange Ilha das Flores, além dos municípios de Pacatuba e Neópolis, recebeu 227 toneladas, destinadas a 695 famílias.

O secretário de Agricultura também falou sobre o recorde da produção para 2016/2017. “A força do Baixo São Francisco é o arroz. É algo simbólico para a região, que caminha para vencer outro recorde, graças ao apoio do Governo do Estado, que trouxe sementes de qualidade. É comum visitarmos as áreas e ouvir de todos os produtores que a semente foi essencial e decisiva para termos essa produtividade”.

Plano de negócios

O Plano de Investimento Produtivo assinado no dia, 16, pelo governador Jackson Barreto, e que beneficia a Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe, recebe 257.231,83 de investimento e objetiva a implantação de um projeto de rizicultura. A iniciativa integra as ações do Programa Dom Távora, que atua para incrementar negócios na área rural, com foco nas cadeias produtivas e na sustentabilidade.

De acordo com a representante da Associação dos Pequenos Agricultores, Inês Martins, a realidade do Baixo São Francisco é marcada atualmente pelo consumo de agrotóxicos, e que, através do plano de negócios implementado pelo governo, o modelo de produção vai ser alterado, melhorando a vida das famílias que trabalham com a rizicultura.

Fonte: Secom

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais