Produtores participam de 6º Expoverde

Produtores de ovinos e caprinos da cidade de Poço Verde, distante 145 quilômetros da capital sergipana, e municípios circunvizinhos terão oportunidade de expor seus animais durante a 6º Exposição de Ovinos e Caprinos do Município de Poço Verde (Expoverde). Evento tem início na quarta, 25, prosseguindo até domingo, dia 29 de novembro.

Segundo informações do analista técnico do Sebrae e gestor de projetos agronegócios Antônio Cardoso Lisboa, além dos animais haverá seminários, palestras, lançamento de cartilha, entre outras coisas. “As pessoas também terão a oportunidade de conhecer alguns burregos resultado da inseminação artificial”, avisa.

A parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sebrae rendeu pela primeira vez em Sergipe o cruzamento industrial, que é a inseminação feita do reprodutor da raça Dobe com as matrizes Santa Inês. Dessa união foi desenvolvido também o banco de forragem do projeto “Palma para Sergipe”, que dará oportunidade aos produtores de alimentar os animais no período da seca. Essas atividades são desenvolvidas com 26 produtores de Poço Verde, que há sete anos recebem orientação e capacitação técnica do Sebrae.

Durante os cinco dias os produtores do povoado Cacimba Grande irão expor queijos, doces, entre outros tipos de alimento. Desde 2002 o Sebrae está em Poço Verde, onde os investimentos realizados já rendem bons frutos. “Os criadores já possuem ponto de comercialização de seus produtos, além de terem fechado parceria com a prefeitura local que compra a produção,  inserida na merenda escolar”, explica o gestor. 

No local será lançado o projeto da avicultura caipira, onde palestras de sensibilização serão ministradas. Cerca de 10 famílias serão inseridas nessa ação, que esta sendo ativada em parceria com a Prefeitura. Em sua sexta edição, a feira é organizada e realizada pela Associação de Pequenos Criadores de Ovinos e Caprinos (OVICAPRI), apoio Sebrae e Prefeitura de Poço Verde.

Termo de Cooperação

Durante o evento será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae/Intervet Schering-Plougt Animal Health/FACCOS, objetivando desenvolver atividades no Bode Móvel e capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) na utilização de medicamentos para os caprinos e ovinos. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido em outros municípios sergipanos e é uma ação pioneira no Brasil.

No Termo de Cooperação as empresas se propõem a trabalhar em conjunto com os projetos da ovinocultura do Estado, oferecendo o trabalho e a venda dos produtos, com preço reduzido. “Comprando em grupo, o preço para os produtores cai em torno de 30%, o que é uma grande vantagem para os criadores”, avalia o gestor.

Dentro da programação serão apresentadas as consultoras Daniela Coutinho e Karlen Amaly, ambas da Intervet Schering e Plougt Animal Health/FACCOS, respectivamente, a fim de desenvolver atividades no Bode Móvel. “Com o automóvel elas podem realizar exames que identificam problemas de saúde nos caprinos e ovinos, além de capacitar os ADRS, que darão assistência técnica aos produtores no tocante a utilização de medicamentos para os animais”, explica Cardoso.

O termo será assinado pela associação, Sebrae e a Federação das Associações de Criadores de Caprinos do Estado de Sergipe.

Lançamento de cartilha

A parceria do Sebrae e Universidade Fedral de Sergipe rendeu bons frutos. Durante a 6º Expoverde será lançada a cartilha “Utilização de uréia na alimentação de ruminantes”. A organização do conteúdo ficou por conta da universidade e o Sebrae diagramou e fez a impressão. “A cartilha será distribuída gratuitamente e lançada em primeira mão na exposição”, revela Cardoso.

Na cartilha os criadores poderão aprender sobre formas de utilização da uréia, suplementação mineral com uréia, capim de corte com uréia, silagem com uréia, sintomas de intoxicação, entre outras coisas.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais