Projeto incentiva produção leiteira do Estado

0

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em parceria com o Sebrae, lança nesta sexta-feira, 11, o projeto ‘Balde Cheio’ no perímetro irrigado Jabiberi, município de Tobias Barreto, território Sul do Estado. 

O programa tem como foco principal a transferência de novas tecnologias na produção de leite para os pequenos proprietários rurais, ensinando-os a gerenciar melhor seu negócio e aumentando a oferta de lucratividade em seus lotes. A produção leiteira é a principal vocação do perímetro irrigado e é realizada por cerca de 60 pequenos criadores.

O diretor de Desenvolvimento Agropecuário e de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca, explica que a ideia de trazer o projeto para Tobias Barreto surgiu após a informação de que a Embrapa Sudeste desenvolvia um projeto vitorioso no Brasil que ajuda pequenos produtores rurais como os de Sergipe, que trabalham com apenas um hectare e meio de terra, a desenvolver novas tecnologias e aprender a trabalhar dentro do seu espaço.

A metodologia do “Balde Cheio” será apresentada na sexta-feira pelo pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, autor da metodologia. O trabalho inicial irá identificar os rebanhos, a produção leiteira, o potencial produtivo, análises, grau de conhecimento dos produtores, condições climáticas e outros pontos importantes para a aplicação da metodologia.

A palestra vai acontecer na sede da Associação dos Produtores do Povoado Agrovila, no próprio perímetro irrigado, às 9h, logo depois da assinatura do termo de cooperação. Todo o trabalho será acompanhado por técnicos do Sebrae e do Governo do Estado para que o cronograma seja executado conforme o previsto.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais