Projeto quer mudar a cara de municípios sergipano

Edilson Nascimento do Sebrae apresetou o projeto aos prefeitos
Os prefeitos da região do Baixo e do Vale do São Francisco conheceram na amanhã desta quarta-feira, 12, o ‘Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco Sergipano’. A idéia do projeto partiu da Associação dos Municípios que compõem a região e será executado pelo Sebrae.

Este projeto é o primeiro a ser implantado em Sergipe, mas segundo Edilson Nascimento, em outros Estados já é sucesso. “O objetivo é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos e micro empresários daquela região que é tão carente”, ressalta o gerente da unidade de Articulação Institucional do Sebrae.

Ricardo Roriz, presidente da AMBEVSF está otimista com a iniciativa  
Segundo ele o cronograma de execução do projeto é de três anos. Inicialmente estão sendo feitos os diagnósticos de cada município e nesta fase já dá para perceber que haverá muito trabalho a ser feito na região. “Há municípios onde praticamente não há dinheiro circulando. Além disso, é muito evidente o número de pessoas desocupadas. Queremos com esse projeto mudar a cara desses municípios”, enfatiza.

O projeto está orçado em quase R$ 1,7 milhão, dinheiro que será captado através do Sebrae. Cada prefeitura deverá dar em contrapartida apoio logístico para a realização das capacitações. “O mais importante é que se engajem nesta iniciativa”. Após a apresentação do Pacto realizada nesta quarta-feira, 12, cada prefeito deverá manifestar o interesse, caso isso não ocorra, explica Edilson, “não há projeto”.

O presidente da Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco (AMBEVSF), Ricardo Roriz, está otimista com a iniciativa que pretende fortalecer a economia desses municípios. “Unidos, os 14 municípios da região se fortalecem e podem mostrar todo o potencial que têm nas diversas áreas, a exemplo do artesanato e da pesca”, explica.

Por Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais