Projetos de tecnologias sociais mostram resultados em Seminário

Pesquisador Álvaro foi o responsável pela cooperativa das doceiras de Saramém
Durante a manhã desta quinta-feira, 5, os coordenadores de sete projetos de tecnologias sociais contemplados por um edital da Fapitec apresentaram os resultados das iniciativas. As apresentações fizeram parte do Seminário de Avaliação Final dos Projetos de Tecnologias Sociais, que teve como tema ‘Idéias e soluções para o desenvolvimento em Sergipe’.

Dentre as idéias que foram colocadas em prática em comunidades do Estado, estão o que foi realizado no povoado de Saramém, em Brejo Grande. Coordenado pelo pesquisador Álvaro Silva Lima, o projeto teve como objetivo a organização de uma cooperativa de doceiras e a capacitação dessas profissionais da comunidade. O resultado apresentado por ele foi bastante positivo. “100% dos objetivos foram atingidos. Hoje 21 pessoas trabalham na cooperativa, que gera renda para a comunidade e eleva a auto-estima deles”, aponta Álvaro.

Paulo Mário avaliou como positivo os resultados do projeto do fogão solar
Durante os projetos contemplados pelo edital está também o de desenvolvimento de fogões solares na comunidade Revoada, localizada no conjunto Eduardo Gomes. De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, Paulo Mário Machado, a comunidade foi escolhida por apresentar problemas com a queima de lenha, utilizada para substituir o botijão de gás. “A receptividade foi muito boa e o resultado foi impressionante, acredito que muitas delas estão utilizando o fogão solar diariamente”, afirma.

Além deste dois trabalhos foram apresentados os resultados dos projetos de um jardim etnobotânico, da apicultura para produção de pólen, da compostagem de resíduos orgânicos em feiras livres, do laboratório de previsão de safra agrícola e da incubação de empreendimentos solidários. Ao todo os projetos beneficiaram nove comunidades dos municípios de Lagarto, Boquim, São Cristóvão e Brejo Grande. A Fapitec já prevê o lançamento de um novo edital que contemple novas iniciativas como essas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais